A Feira da Maçã

Em setembro de 2008 surgiu a primeira edição, ainda como Feira das Atividades Económicas de Armamar. A abertura do certame coube ao Ministro da Agricultura que, conduzido pelo Presidente da Câmara Municipal pôde, num único espaço, conhecer o trabalho dos diversos setores da economia armamarense, com destaque para a agricultura e seus produtos representativos: os vinhos do Douro e Porto e a Maçã de Montanha.
Na feira estavam ainda representados a indústria transformadora alimentar, com as carnes e fumeiros, os laticínios, com os queijinhos de Vila Nova, também as unidades de alojamento turístico e a restauração e todo um conjunto de empresas e empresários com as mais variadas atividades de suporte à economia do município.
Em 2010, para a terceira edição, este grande evento assume o nome atual: Feira da Maçã. Optou-se por mudar porque a designação Feira das Atividades Económicas estava associada a muitos eventos por todo o país. Para além disso, e não deixando de estarem representados no evento todos os setores da economia do município, colocou-se à cabeça a maçã por ser um elemento diferenciador para uma terra integrada na região do Douro Vinhateiro.
Nesse ano houve mais novidades: firmou-se uma parceria com a CP Comboios de Portugal, que criou horários especiais para o evento, e alargou a divulgação do mesmo por todo o País, usando os canais de comunicação da empresa; introduziram-se as visitas temáticas do vinho e da maçã, a pensar na diversificação da oferta aos visitantes, proporcionando visitas guiadas a quintas do Douro e pomares de macieiras, complementadas com paragens em locais importantes do património natural e histórico de Armamar.
Em 2011 deu-se mais um passo em matéria de divulgação com a presença da RTP, através do programa “Praça da Alegria”, no arranque do certame. Foi um momento que permitiu divulgar a feira e sugerir a visita a Armamar nesse fim de semana, afirmando o potencial do município ao País a ao mundo.​​​​​​​
Na sexta edição em 2013 a feira sai do interior do edifício do Mercado Municipal, onde se realizara até então, vem para a rua e instala-se no largo do Tribunal onde ainda hoje se realiza. A estação de televisão SIC transmite em direto de Armamar o programa Portugal em Festa, alargando-se assim a presença da televisão, com bons reflexos na notoriedade do evento e no número de visitantes.
Ligada ao evento tem estado sempre uma forte presença da cultura. As associações culturais, recreativas e desportivas do município são um dos grandes parceiros na concretização do evento. Com a sua riqueza etnográfica e a sua experiência proporcionam momentos de animação que atinge o seu ponto alto com o desfile etnográfico, considerado pelos visitantes um momento de grande beleza e enorme riqueza cultural.
A Feira da Maçã tem crescido com o contributo de uma equipa numerosa, um leque cada vez maior de expositores, parceiros, patrocinadores e com o carinho dos Armamarenses que acreditam que é com iniciativas desta natureza que se mostra o que de melhor temos para oferecer.
Back to Top